Eletrocardiograma
Antes de agendar seu horário, certifique-se qual desses dois exames foi solicitado pelo seu veterinário – Ecodopplercardiograma ou Eletrocardiograma.
O eletrocardiograma é um exame complementar, que consiste em um registro da atividade elétrica do coração. É um método não invasivo, rápido e atraumático utilizado principalmente no estudo do ritmo cardíaco, podendo diagnosticar arritmias cardíacas e distúrbios de condução do estímulo elétrico.
É indicado na prática clínica nas seguintes situações:
- Avaliação pré-anestésica; para um procedimento anestésico mais seguro é importante diagnosticar arritmias pré-existentes, já que medicamentos
utilizados durante anestesias (injetáveis e inalatórias) podem alterar o ritmo cardíaco, portanto, o eletrocardiograma é o exame indicado, pois é o que
melhor estuda o ritmo cardíaco. - Diagnosticar arritmias e distúrbios de condução.
- Avaliar e controlar terapia antiarrítmica.
- Monitorar pacientes medicados com drogas que podem alterar o ritmo cardíaco como a digoxina.
- Monitorar pacientes cardiopatas.
- Avaliar pacientes com histórico de cansaço, tosse, dispnéia, cianose, síncope e convulsões (em alguns casos a monitorização através do Holter é indicada).
- Avaliar distúrbios eletrolíticos.
- Avaliar pacientes com mais de 6 anos de idade (anualmente).
Observação: é importante ressaltar que o estudo eletrocardiográfico não é preciso na avaliação do padrão de aumento das câmaras cardíacas, ou seja, alterações no traçado podem sugerir sobrecarga cardíaca, porém, um traçado normal também pode ser observado neste caso.
Agendar Exames