Mensuração da Pressão Arterial
A medida de pressão arterial pelo método indireto de ultra-som Doppler é uma importante ferramenta no diagnóstico da hipertensão arterial.
A hipertensão arterial primária é rara em cães e gatos, sendo geralmente secundária a condições como insuficiência renal crônica, hipertireoidismo, hiperadrenocorticismo, feocromocitoma, tumor secretor de mineralocorticóides e obesidade acentuada.
Como principais manifestações clínicas da hipertensão arterial sistêmica, podemos encontrar alterações oculares, como descolamento de retina, hifema, glaucoma, e neurológicas, como acidente vascular cerebral.
A hipertensão, na maioria das vezes, é uma alteração “silenciosa”, sendo necessária a mensuração da pressão arterial sistêmica em animais que apresentem alterações clínicas como as citadas acima.
Um controle da pressão arterial em animais com insuficiência cardíaca é importante, pois a hipertensão do ventrículo esquerdo e a insuficiência valvular secundárias a esta condição, podem ser reduzidas com o tratamento adequado.
Agendar Exames